O ECG é o exame de entrada na Cardiologia. Ele mostra muito do seu coração.
A frequência cardíaca, a condução correta do estímulo elétrico pelo miocárdio, as inúmeras doenças envolvendo as estruturas do coração, inclusive a possibilidade de doença coronariana (como o infarto agudo do miocárdio e a angina).
O ECG no ICcor é feito em um software de última geração, com o traçado elétrico de alta definição. Seu exame é laudado conforme as diretrizes da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia.
O Teste Ergométrico tornou-se um dos exames mais importantes de triagem do paciente interessado em conhecer sua saúde cardiológica.
Isto porque ele promove a avaliação do coração durante o estresse cardiológico (exercício físico).
O exame de ergometria possibilita avaliar a pressão arterial, o ritmo cardíaco, as possíveis doenças coronárias, a capacidade cardiopulmonar e as arritmias, além de servir de análise para investigar a doença cardiológica após cirurgias cardíacas e angioplastias.
No ICcor o Teste Ergométrico é realizado com tecnologia Bluetooth: o paciente fica livre, sem cabos presos à esteira.
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 15 ou 30 minutos.
Tem o objetivo de registrar durante 24 horas as mudanças da pressão, em diferentes momentos do dia, incluindo vigília e o sono.
Esse exame é indicado em casos de suspeita de hipertensão do avental branco, hipotensão, entre outros, o que permite avaliar e tratar os problemas de pressão de forma eficaz.
Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações por 24 horas, ou seja, é um eletrocardiograma de longa duração.
Os registros contínuos permitem detectar informações sobre ocorrências eventuais e momentâneas do coração, como arritmias cardíacas e irregularidade no ritmo, o que facilita, para o médico, identificar e acertar no tratamento definitivo.
O teste cardiopulmonar ou ergoespirometria é a junção de um teste ergométrico convencional com a medida dos gases expirados pelo paciente.
A análise das variáveis ventilatórias permite a determinação do consumo de oxigênio, da produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar.
O que adiciona informações relevantes para a avaliação da integridade da interação entre o sistema cardiovascular, respiratório e músculo-esquelético. Indicações Avaliação de atletas amadores.
Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares. Avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco.
Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doença do músculo cardíaco).
Para programar a reabilitação em pacientes com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca. Para programar treinamento de atletas. Para diagnóstico diferencial da dispneia (falta de ar).