O Instituto

O foco do ICcor é ajudar as pessoas a cuidarem de sua saúde a partir da mudança de comportamento.

Missão

A missão do ICcor – Instituto de Cardiologia Comportamental é promover a saúde cardiovascular e diagnosticar a doença cardíaca a partir da Cardiologia baseada em evidências, usando o que há de mais moderno em tecnologia e recursos terapêuticos, associado à sensibilidade no entendimento do comportamento humano como principal ferramenta terapêutica além da farmacoterapia.

Visão

Ser um ambiente acolhedor e de confiança onde o paciente se sinta motivado para aprender e conquistar hábitos saudáveis, a fim de evitar a doença cardiovascular ou diminuir o rol de medicamentos.

Valores

Primar pela saúde integral do paciente, seguindo o princípio bioético “primeiro, não prejudicar o paciente”: primum non nocere.

Utilizar a Ciência Cardiologia de forma ética e respeitosa, colocando sempre o paciente em primeiro lugar.

Valorizar a cognição como porta de entrada para abordar o paciente na mudança de hábitos.
Utilizar a farmacoterapia com diligência, sempre associada, dentro do possível, às mudanças de hábito.

Promover a saúde cardiovascular de maneira equânime, universal, ética, a partir de evidências científicas.
Divulgar os resultados da Ciência Cardiologia de maneira livre, isenta, e sem apriorismos.

Tratar todos os pacientes de maneira igual, sem distinção ou pré-concepção.

Quem Somos

O ICcor – Instituto de Cardiologia Comportamental foi fundado em Julho de 2017, e aberto as portas em 7 de Agosto do mesmo ano. O foco do ICcor é ajudar as pessoas a cuidarem de sua saúde a partir da mudança de comportamento.

As cardiopatias não podem ficar estritamente dependentes da medicação. Hoje se sabe que as rotinas e os hábitos podem curar, ou pelo menos promover a diminuição dos medicamentos. Mas melhor ainda, é não ficar doente. E este é o objetivo número 1 do ICcor.

ICcor: melhor é ter saúde sempre!

O Instituto

A Ciência do Comportamento foi estabelecida por B. F. Skinner, e depois dele muitos psicólogos se dedicaram a dissecar como o comportamento influencia o ser humano, e como abordá-lo de maneira científica. Mas foi o americano Aaron Back quem mais desenvolveu o estudo do comportamento, lançando a Psicologia Cognitivo-Comportamental.

O estudo INTERHEART (Lancet 2004) trouxe evidências significativas da relação causal entre os estressores psicossociais (estresse, ansiedade e depressão) e as cardiopatias. Assim, descobriu-se que os fatores de risco psicossociais (FRPS) são causas isoladas de infarto agudo do miocárdio.

Sendo assim, surgiu a lacuna: como abordar a doença cardiológica de maneira profilática identificando os FRPS? O ICcor estuda e objetiva a mudança de hábito, com apoio de equipe multidisciplinar: Nutrição, Psicologia, Psiquiatria, Educação Física, Fisioterapia, Osteopatia, Medicina Chinesa e Acupuntura.

Aqui nós fazemos Check Ups, consultas cardiológicas, exames cardiológicos (eletrocardiograma, teste ergométrico, holter e MAPA), e promovemos cursos, palestras e treinamentos objetivando a mudança de hábito.

O ambiente moderno, com tecnologia de ponta, une o que tem de mais avançado em tecnologia em Cardiologia com o conceito mais moderno de abordagem cardiológica: a sensibilidade de identificar e promover a mudança de comportamentos de risco cardiológico. Tudo isto localizado numa rua eleita uma das mais bonitas do Brasil: a Av. Pedro Basso, em Foz do Iguaçu.

Dr. Eduardo Martins Balthazar

CRM: 24039

Médico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uni-Rio, em
2003.

Residência em Cardiologia pelo Prontocor-MG, em 2006.

Titulado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2007.

Especialização em Ergometria pela SBC-AMB, em 2013.

Internacional Schoolar da Cleveland Clinic em 2006.

Médico do corpo clínico do Hospital ITAMED desde 2007.

Coordenou a Cardiologia do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, de 2007 à
2021, e a Cardiologia do Hospital ITAMED de 2022 à 2024.

Médico associado ao programa de relacionamento do Hospital Israelita Albert
Einsten, desde 2015.

Diretor fundador do ICcor – Instituto de Cardiologia Comportamental.

Dr. Alessandro da Costa Machado

CRM: 23094

Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em 2005.

Especialização em Medicina do Exercício e do Esporte pela Universidade Estácio de Sá – RJ, em 2006.

Titulado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, em 2008.

Mestrado em Ciências Cardiovasculares, área de concentração Cardiologia, pela Universidade Federal Fluminense – UFF, em 2014.

Titulado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, em 2015.

Doutorado em Ciências Cardiovasculares, área de concentração Cardiologia, pela Universidade Federal Fluminense UFF, em 2020.

Especialização em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia – RJ, em 2018.

Titulado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2020.

Exposição de Livros – ICcor

Um dos valores mais importantes para o Instituto ICcor é a cognição. Seguindo a Psicología Cognitivo Comportamental, toda mudança de comportamento começa pela mudança de ideia. Desta maneira, a ideia muda a emoção, que muda o comportamento.

Sabendo disto, no ICcor o paciente tem a sua disposição livros para ler enquanto aguarda a consulta. Trata-se de uma parceria do ICcor com a Epígrafe, importante livraria da cidade. Selecionamos livros para ajudar o paciente a mudar de hábitos seguindo o princípio psicológico acima: ideia -> emoção -> comportamento.
Toda mudança de hábito começa com a mudança de ideia. No final das contas, quem mais vai agradecer isto é seu coração, que poderá bater 3 bilhões de vezes numa vida de 90 anos, sem parar!

Aliás, você sabia que numa vida de 90 anos, um coração normal, que bate 70x por minuto, terá batido: 3.311.280.000 vezes? Esta é a nossa meta aqui no ICcor: fazer você bater 3 bilhões de vezes, se sentindo bem, produzindo, vivendo a vida em sua plenitude.

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?