O que você precisa saber sobre Dislipidemia

O que você precisa saber sobre Check Up?
março 31, 2018
Cardiologia Comportamental, Uma Nova Especialidade Cardiológica
junho 25, 2018

A Dislipidemia é a doença dos distúrbios dos lípides ou gorduras do sangue. Do ponto de vista fisiológico e clínico, os lípides mais relevantes são os fosfolípides, o colesterol, os triglicérides (TG) e os ácidos graxos (AG). Por algum motivo, que pode ser familiar (genético) ou adquirido (maus hábitos) os lípides tornam-se desregulados. O colesterol é precursor dos hormônios esteroidais, dos ácidos biliares (a conhecida “bile”) e da vitamina D. Portanto, o problema não é “ter gordura no sangue”, pois todos nós temos, mas sim, ter a gordura desregulada no sangue.

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta à agressão às paredes do vaso (endotélio). A formação da placa aterosclerótica inicia-se com a agressão ao endotélio vascular devido à diversos fatores de risco como dislipidemia, estresse, hipertensão arterial, tabagismo entre outros.

A consequência imediata destas agressões aos vasos do corpo é o aumento da permeabilidade da parede do vaso ao LDL – o lípide de baixa densidade, colesterol responsável pela formação das placas de gordura nos vasos. Após entrar na parede, o LDL se torna “imunogênico”, ou seja, o corpo passa a atacá-lo com as celulas de defesa, e assim as placas de gordura vão inflamando, e aumentando.

Torna-se muito importante compreender a ateroesclerose sob o aspecto dos lípides e da inflamação. Tanto as gorduras (Colesterol e Triglicérides) quanto a inflamação (interleucinas) respondem muito bem à combinação de exercícios físicos regulares com alimentação saudável. Os exercícios físicos atuam de maneira eficaz na desinflamação do corpo, medida pela PCRus – Proteina C Reativa Ultra-sensível geralmente menor que 2 (PCRus < 2).

O processo de tratar a inflamação e não somente o colesterol entrou no foco da Cardiologia a fim de combater os males da ateroesclerose. No estudo CANTOS – Canakinumab Antiinflamatory Thrombosis Outcome Study, publicado na revista britânica New England Journal of Medicine (vol. 377, no. 12, ps. 1119 a 1131), ficou provado o benefício de combater as interleucinas-1B (proteinas inflamatórias) com o anticorpo monoclonal Canakinumab. Trata-se de um primeiro estudo, mas com evidências robustas, apesar do aumento nos casos de infecção fatal (sepse).

A dislipidemia é um distúrbio dos lípides que tem grande chance de reversão com a mudança de hábitos. Quanto mais sedentarismo e alimentação irregular, pior a dislipidemia e a inflamação, e maiores os estragos desta doença nos vasos do corpo, sendo muitas vezes irreversíveis.

Aqui no ICcor nós já entendemos que os hábitos saudáveis podem ser a principal ferramenta de combate ao mau colesterol e à inflamação dos vasos, além da medicação muitas vezes necessária.

ICcor: melhor é ter saúde sempre.

Fonte: V Diretriz de Dislipidemia da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Rozanski-2014-Behavioral cardiology

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Chame no WhatsApp

× Chame no WhatsApp