O que você precisa saber sobre IAM – Infarto Agudo do Miocárdio?

O que você precisa saber sobre AVC – Acidente Vascular Cerebral
março 31, 2018
O que você precisa saber sobre Risco Cirúrgico
março 31, 2018

O infarto agudo do miocárdio, nome técnico do ataque cardíaco, é a obstrução de uma das artérias coronárias, as artérias que nutrem o músculo cardíaco (miocárdio), ou o coração.

Aproximadamente 350 mil pessoas morreram de infarto no Brasil em 2016 (fonte: cardiometro.com.br). As doenças cardiovasculares são hoje, disparado, o maior desafio de saúde pública de qualquer país do mundo. Tabagismo, sedentarismo, diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol, ansiedade, depressão, estresse: eis os fatores de risco isolados que contribuem para a pessoa enfartar.

Diante de tantos fatores de risco, e das benesses da vida moderna incentivando a inatividade física e a alimentação sem cuidados, os números do infarto só aumentam. Desde 2004, a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia registra a progressão do número de mortes por infarto na população brasileira. Nos últimos 5 anos os números só aumentam: 333.295 (2012), 339.672 (2013), 340.284 (2014), 345.111 (2015), 349.938 (2016).

A dor no peito irradiando para o braço esquerdo é o principal sintoma de infarto do coração. Porém, idosos e diabéticos podem não sentir desta maneira: náuseas, mal estar geral, vômitos, dor de dente, dor no braço esquerdo sem dor no peito, são exemplos comuns nestas populações de pacientes. Portanto, a melhor forma de evitar o infarto é prevenir e checar.

Ao sentir os primeiros sintomas, a pessoa deve pedir ajuda a fim de chamar o SAMU (102). Ao presenciar alguém com estes sintomas, após abordar a vítima, a pessoa deve chamar o SAMU.

A prevenção é feita sempre com alimentação saudável e exercícios físicos regulares. E a checagem é feita pelo Check Up cardiológico. Homens com mais de 40 anos, e mulheres com mais de 50 devem realizar check up cardiológico com regularidade.

Recentemente o estudo do comportamento passou a ser indicado em todo consultório de cardiologia. Por isto o ICcor se dedica a entender o comportamento de seus pacientes, a fim de propor mudanças efetivas em hábitos não saudáveis. Compreender a ansiedade, o estresse e a depressão é fundamental para se tirar o paciente de uma rota de colisão futura com as doenças cardiovasculares.

Por este motivo o ICcor estabeleceu parceria com profissionais referenciados de múltiplas especialidades, dentro de uma visão multidisciplinar: a Terapia Cognitivo-Comportamental, a Psiquiatria, a Nutrição Funcional, a Acupuntura, a Medicina Chinesa, a Educação Física e a Osteopatia.

O infarto do coração é um inimigo comum a todos nós. Combater esta doença significa mudar hábitos. Quanto mais sabemos de nós mesmos, maior a profilaxia de doenças em todos os níveis.

Melhor é ter saúde sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Chame no WhatsApp

× Chame no WhatsApp